Lifestyle · Vida Saudável

Como incluir (e manter) novas atividades na sua rotina

No post anterior, dei algumas dicas de como aproveitar o tempo livre para incluir atividades saudáveis na sua rotina. Mas muita gente ganha ânimo, começa uma atividade nova e desanima no terceiro dia. Quem nunca começou a semana comendo salada e terminou enchendo a cara de pizza e cerveja? Ou começou um curso online e desistiu no segundo módulo? Começar pode até ser fácil, mas como fazer para manter a atividade por um período longo de tempo ou transformá-la em rotina? Hoje vamos falar sobre como você pode incluir novas atividades na sua rotina de forma natural.

Comece com uma atividade de cada vez

Mudanças muito radicais não te levarão a lugar nenhum. Não dá para mudar de vida em um dia! Assim como leva tempo para incluir novos hábitos na nossa vida, leva tempo para desacostumar com aqueles hábitos ruins que você não quer mais. É importante respeitar seus limites. Comece sua mudança incluindo uma atividade de cada vez e vá aumentando o ritmo gradualmente. Por exemplo, se você pretende melhorar a alimentação e correr todos os dias, comece com uma caminhada 3 vezes na semana e mude apenas uma de suas refeições… Vá aos poucos e dê tempo para o corpo acostumar com uma mudança antes de incluir outra. Não se sobrecarregue. Só assim, você conseguirá manter a frequência da sua nova atividade, o que é fundamental para que o seu organismo se adapte a ela e você possa, progressivamente, aumentar ou incluir novos elementos.

Monitore suas atividades

Anote em um caderno, agenda ou celular (existem vários apps legais para você organizar sua semana) tudo que você precisa fazer em um dia, atribuindo o tempo de cada atividade. Faça uma lista para cada dia ao longo da semana e vá experimentando e adaptando esta lista conforme a sua disponibilidade e necessidade. Ao fim de duas semanas de “experimentação”, você terá uma boa ideia de como o seu corpo reage à atividade e o que você precisa mudar ou adaptar para conseguir mantê-la na sua rotina.

Respeite seu tempo

Incluir uma nova atividade na rotina não é fácil. Eu sei. Leva tempo para seu corpo (e sua mente) acostumar. Por isso, é importante manter a frequência e respeitar os sinais que seu corpo envia. Quanto mais você pratica alguma coisa, mas o seu corpo se condiciona e melhor será sua aceitação. Por exemplo, se você decidiu incluir exercícios na sua rotina, não comece achando que você é o Cristiano Ronaldo, fazendo exercícios complexos ou de alta intensidade! Comece devagar… Menos pesos, mais repetições… Te garanto que nem o Cristiano Ronaldo começou fazendo 500 abdominais de uma vez só! Vá aumentando a intensidade e a frequência com o tempo, assim, você mantem o seu corpo saudável e garante que nenhuma lesão vai te impedir de continuar praticando a sua atividade.

Não deixe a preguiça ganhar espaço

Se tem uma coisa que não merece nem um minuto do seu precioso tempo, é a preguiça! Se você decidiu acordar mais cedo todos os dias, acorde. A única pessoa capaz de te transformar, é você mesmo! Defina quais objetivos você quer atingir e pense neles quando a preguiça bater. Se você quer alcançar uma meta, você não pode dar importância aos obstáculos que aparecem, pelo contrário, precisa focar nos benefícios que essa atividade trará para você.

Escolha uma música que te anime!

Uma das principais estratégias para me motivar a fazer o que quer que seja é colocar uma música bem animada para tocar! Já tenho playlists específicas para cada atividade do meu dia (até mesmo para regar as plantinhas!). Quando me sinto desmotivada, coloco a playlist para tocar e a vontade e animação vem quase que instantaneamente! É claro, que isso é um processo. Quanto mais você associa sensações boas àquela atividade, mais fácil será para fixá-la na sua rotina. Nosso corpo tem memória e responde a estímulos! Sabe aquele cheirinho que logo te faz lembrar do bolo que sua avó fazia? Crie esse mesmo tipo de “boa memória” à atividade que você quer incorporar na sua rotina.

Encare sua nova atividade como uma adição à sua vida! Aproveite a oportunidade e siga em frente! Daqui a algum tempo, você vai olhar para trás e ver que o esforço do começo valeu muito a pena!

Se você tiver alguma dica legal, compartilhe aqui nos comentários para que possamos nos ajudar a ser melhores todos os dias 🙂

Até o próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s