Vida Saudável

Biotipos: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

Alguma vez você já se perguntou porque aquela sua amiga come tudo e mais alguma coisa e nunca engorda, enquanto você passa a vida lutando contra a balança (essa sou eu!)? Tenho certeza que muitas vezes você culpou a sua genética e, acredite, esta afirmação não está de todo errada! Na verdade, nosso corpo possui um biotipo, que é definido pela combinação de vário fatores, dentre eles, a constituição dos ossos, o metabolismo, sistema muscular e, claro, a genética.

O somatópio (famoso biotipo) foi um estudo desenvolvido em 1940 pelo fisiologista americano Willian Herbert Sheldon, que, através de técnicas de classificação corporal, dividiu a estrutura física humana em três tipos principais: ectomorfica, mesomorfica e endormorfica. Isso não significa, porém, que cada ser humano se encaixa 100% em uma delas, existem muitas variações e intensidades.

Cada uma destas estruturas possui suas particularidades e deve ser trabalhada de forma diferente, se você pretende perder massa gorda (gordura) e ganhar massa magra (músculo). Porém, o mais importante aqui é perceber que você NUNCA deve se “medir com a régua do outro”. Copiar a dieta ou o treino do amiguinho pode não ajudar no seu processo e se comparar também não. Cada pessoa é diferente e deve respeitar seu próprio corpo.

Ectomorfo (o que não engorda)

O indivíduo ectomorfo é naturalmente magro, com ombros e quadris estreitos e pernas alongadas. Seus músculos são mais fibrosos e os ossos possuem pouca densidade. Seu metabolismo costuma ser muito acelerado, o que permite que o ectomorfo coma de tudo sem sofrer o impacto na balança. No entando, as pessoas do tipo ectomorfo sofrem para conseguir ganhar massa muscular.

O treino do ectomorfo

O ectomorfo deve focar no ganho de massa muscular, se quiser obter melhores resultados. O treino deve incluir exercícios compostos, que trabalhem grupos musculares e o aumento gradativo de cargas. É importante manter a frequencia dos treinos baixa, para que haja tempo para recuperação e os exercícios aeróbicos devem ser controlados e/ou evitados para que o ganho de massa magra possa evoluir.

A alimentação do ectomorfo

Por ter um metabolismo acelerado, o ectmorfo deve manter um alto consumo de calorias durante a fase de treinos. Mas isso não significa que poderá comer tudo o que quiser. Para ter um bom rendimendo nos treinos, dê preferência a alimentos que sejam boas fontes de proteína, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas. É importante também fazer uma refeição antes de dormir para evitar o catabolismo muscular durante o sono.

Mesomorfo (o físico de atleta)

O mesomorfo tem uma genética abençoada. Geralmente, possui uma estrutura óssea grande, músculos mais evidentes e facilidade para ganhar ou perder peso. Ele é naturalmente forte, o que contribui para a construção de músculos, porém, são capazes ganhar gordura com a mesma facilidade que ganham músculos. Por isso, a vida de um mesomorfo pode até ser mais fácil do que dos outros dois biotipos, mas não tããão fácil.

O treino do mesomorfo

Por possuir um tipo físico atlético, o mesomorfo vai obter resultados rápidos em qualquer tipo de atividade que decida praticar. Esse tipo físico reponde muito bem a treinos com pesos e musculação, pois os resultados costumam aparecer bem rápido. No entanto, se vão rápido também, por isso é muito importante manter a frequência e a intensidade dos treinos. O mesomorfo pode investir sem medo em treinos com técnicas avançadas, mas deve sempre respeitar o intervalos para evitar o overtraining. O ideal para este biotipo é a combinação de exercícios cardiovasculares e musculação, para manter o equilíbrio que o mesomorfo necessita.

A alimentação do mesomorfo

O mesomorfo deve investir em uma dieta equilibrada em conjunto com os exercícios para não engordar, nem emagrecer demais. Sua dieta deve conter todos os grupos de alimentos e calorias suficientes para suprir a demanda do treino. Um mesomorfo que não possui esse equilíbrio entre uma boa alimentação e exercícios, ao contrario do ectomorfo, pode, sim, engordar.

Endomorfo (o eterno “gordinho”)

O endormorfo é o mais prejudicado dos biotipos (isso eu sei por experiencia própria), mas isso não significa que ele não consiga alcançar uma alta definição muscular. Pelo contrário, com uma boa alimentação e treinos regulares, o endomorfo terá muita facilidade em ganhar músculos.

O treino do endomorfo

O endomorfo tem grande facilidade de ganhar músculos, no entanto, é o biotipo que mais acumula gordura e, por isso, treinos aeróbicos são fundamentais para que o endomorfo consiga equilibra a quantidade de gordura no corpo. O objetivo inicial para endomorfos deve ser a perda de gordura. Então, invista em treinos de circuito, supersets e muito cardio. Frequência também é muito importante, esse biotipo deve manter o metabolismo acelerado o tempo todo.

A alimentação do endomorfo

O cuidado com a alimentação é crucial para o endomorfo. A primeira coisa a se fazer é descobrir quantas calorias o endomorfo precisa ingerir para manter o próprio peso e, então, seguir uma dieta restritiva. O segredo para o endomorfo é o déficit calórico, ou seja, obrigar o seu corpo a utilizara a gordura acumulada como fonte de energia. Uma dieta rica em proteínas e baixa em carboidratos, com pequenas porções ao longo do dia costuma resultar bem para esse biotipo.

Vale lembrar que nenhum dos biotipos citados é impeditivo para que você alcance o corpo dos sonhos. Alguns precisarão de mais dedicação, mas nada é impossível. O segredo para conquistar o corpo que você sonha está no equilíbrio entre uma boa alimentação e treinos frequentes. Você consegue!!

Até o próximo post…

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